domingo, 8 de abril de 2012

Folar de Páscoa (MFP)



Ingredientes:
  • 1 Embalagem de farinha Branca de Neve para Pão de Brioche
  •  220 ml de água 
  • 1 Colher de café de canela moída
  • 3 ovos cozidos
  • Gema de ovo para pincelar 
Preparação na MFP (Máquina Fazer Pão):

Deite a água na cuba da máquina de pão. Cubra totalmente a água com o preparado para Pão de Brioche. Acrescente a canela em pó. Escolha o programa massa levedada ou pizza (na minha máquina é o programa 13).

Quando o programa terminar, retire a massa da cuba e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. Retire um pouco da massa para decorar e reserve. Molde um ou dois folares.

Coloque-os sobre um tabuleiro previamente enfarinhado. Disponha os ovos no centro de cada folar, calcando um pouco, e decore-o com as tiras de massa que reservou. Tape com película aderente e deixe levedar mais 60 minutos.

Pincele com gema de ovo e leve a cozer em forno pré aquecido a 200ºC cerca de 35 a 40 minutos.

Nota: Esta massa é um pouco mole e pega-se ligeiramente às mãos. Deve envolver as mãos em farinha para trabalhar a massa.


Preparação Manual:

Numa tigela, deite a farinha para Pão de Brioche e a canela. Acrescente a água e amasse à mão (cerca de 10 minutos) ou com a batedeira de ganchos (cerca de 5 minutos à velocidade média) até obter uma massa lisa.

Faça uma bola com a massa e coloque-a numa superfície enfarinhada. Cubra-a com um pano e deixe levedar cerca de 50 minutos ou até que a massa dobre o volume.

Retire um pouco da massa para decorar e molde um ou dois folares. Coloque-os sobre um tabuleiro previamente enfarinhado. Disponha os ovos no centro de cada folar, calcando um pouco, e decore-o com as tiras de massa que reservou. Tape com película aderente e deixe levedar mais 60 minutos.

Pincele com gema de ovo e leve a cozer em forno pré aquecido a 200ºC cerca de 35 a 40 minutos. 

Fonte: http://www.lusitana.pt 

Um comentário:

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)