domingo, 14 de julho de 2013

iRobot Roomba 620 review


Como já vos disse algumas vezes, sou absolutamente fã de todos os robots, máquinas, gadgets e afins... que nos facilitam a vida doméstica no dia-a-dia.

Há algum tempo que andava para vos falar nas façanhas do meu mais novo ajudante: O aspirador Roomba.

Mas, para além da falta de tempo (que o mestrado/trabalho/casa me absorveram), quis experimentar e apreciar, antes de poder emitir opiniões.

Pois é! Já o pus à prova muitas vezes e confesso que estou  satisfeita com ele... e aposto que vocês também ficarão com imensa vontade de o experimentar, depois do que vos vou dizer e mostrar.

 No vídeo que se segue podem ver que a alegria de o desempacotar é grande :)




No mundo de aspiradores, "acessível" é um termo relativo 

O desempenho e melhorias significativas dos aparelhos, nos últimos anos, significa que eles podem possuir acessórios soberbos, vir programados para fazer cada vez mais tarefas, relegando a tradicional aspiração para um pequeno papel.
A questão do preço pode ser discutível, quando a oferta de serviços aumenta exponencialmente.

iRobot Roomba série 600 vem trazer um desempenho que anteriormente seria considerado de luxo, por um preço que não ultrapassa a tradicional oferta de aspiradores comuns. O iRobot Roomba 620 é o modelo mais básico dessa gama, mas ainda assim tem muito para oferecer.


O Design do iRobot Roomba 620

A primeira coisa que se torna aparente quando tiramos o Roomba da caixa é o seu estilo. O look é todo mais arredondado! Com um design circular, esta máquina apresenta linhas que abandonam os ângulos rectos. Tudo é curvo e circular, combinando com um acabamento mais colorido, que lhe conferem um aspecto geral mais moderno. 
No entanto, onde as coisas se tornam mais interessantes, é na quantidade de tecnologia que vem embalada neste equipamento (mesmo neste modelo base). O iRobot é detentor de um software e sensores, que gradualmente aprende a disposição das divisões da casa e o "obriga" a fazer várias passagens para uma limpeza mais abrangente.


Além disso, o "Dirt Detectutiliza um sensor acústico para localizar as áreas mais sujas e passar mais tempo a limpá-las. O mesmo sistema de limpeza torna-se igualmente eficaz na limpeza de tapetes, tijoleiras, pisos de madeira e outros pavimentos. Todos os modelos da série Roomba 600 da iRobot estão preparados para lidar de forma eficaz com cabelo, pêlos de animais, sujidade de tapetes e outras fibras, comparativamente com robôs da geração anterior.


Aspecto inferior do Roomba,



iRobot Roomba 620 - Performance


Certamente já se terão questionado acerca do funcionamento do Roomba (tal como me aconteceu a mim). E apesar de eu ter gravado o seu funcionamento, isso não é suficiente para satisfazer a curiosidade sobre o que se passa no seu interior (isso eu não conseguia mostrar-vos).
O vídeo que aqui vos mostro (apesar de estar em inglês e isso ser uma barreira para alguns), dá para percepcionar o que se passa "lá dentro". Como vêm, ele possui escovas que vão recolhendo os resíduos e os lançam para um reservatório, que posteriormente será esvaziado.
Portanto, não usa sacos que precisam de ser substituídos (aqui entra novamente a questão do preço... pois a médio/longo prazo isso é significativo).






Onde estão os aspectos negativos?

Na realidade são poucos os aspectos negativos que tenho a referir (contrariamente aos muitos, muito positivos).
 

O ponto mais óbvio e inerente a todos os Roombas: o seu sistema de passagem múltipla pode aparecer bastante aleatório a olho nu. Dá ideia de que eles estão "abandonados à própria sorte". Embora, pelo que assisti, os resultados finais são excelentes.Outras coisas a serem observados (neste modelo) são a falta "on-board" de um temporizador/relógio que permitisse programá-lo para ser executado quando estamos fora de casa (isto é apenas uma sugestão... já que pode não ser uma necessidade de todos, ou da maioria) e a falta de um indicador de depósito de resíduos cheio (embora ao virá-lo se consiga perceber se está a precisar de ser limpo).

É, no geral, um aparelho muito eficaz e uma grande ajuda. Tem bastante autonomia, a capacidade da sua bateria é grande e eu já não o dispensava!

Todos os dias o ponho a limpar uma ou outra divisão da casa e o chão e tapetes vão-se mantendo com um aspecto limpo.
Apenas esporadicamente sinto necessidade de (manualmente) aspirar os cantos da casa e sacudir os tapetes.

E sabem onde ele me dá mesmo muito jeito? Na cozinha, pois claro!
Enquanto estou a cozinhar (vocês que cozinham sabem isso) vão caindo algumas coisas para o chão (como farinha, por exemplo...), ou enquanto comemos (migalhas de pão, etc.). Então eu vou ligando o Roomba! Agora, chego ao fim da refeição e tenho o chão limpo :)
Isso deixa-me muito feliz!

 

O meu veredicto

O iRobot Roomba 620 oferece um desempenho e duração da bateria muito bons, por uma relação preço/qualidade muito significativa.
Apesar deste modelo apresentar alguns senãos... (não vem com parede virtual e - mais significativamente - um programador de limpeza) não significa que eu fique desiludida com o que ele não faz. Fico é muito satisfeita
pelo que ele faz!

A minha pontuação: 8 em 10




Deixo-vos o link para um artigo da "Exame Informática", onde poderão visualizar um vídeo, muito esclarecedor, acerca do funcionamento, preços e outras informações úteis sobre este robot.

http://exameinformatica.sapo.pt/videos/diretolab/2013-03-04-aspiradores-roomba-em-analise



Um comentário:

  1. Eu gostava mesmo era de ter esse com isto:https://www.kickstarter.com/projects/thinkingbits/thinking-cleaner-the-wifi-add-on-to-your-irobot-ro

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)