domingo, 14 de julho de 2013

Salmão com molho agridode


Salmão e seus benefícios


O Salmão é um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos. A cor alaranjada do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento laranja é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, ele pode apresentar uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. O betacaroteno, pigmento laranja encontrado em diversos alimentos, está presente na ração que os peixes de cativeiro se alimentam.

De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.

O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.

O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

in, http://www.sonutricao.com.br



Ingredientes (para 2):


  • 2 Supremas de Salmão 
  • sal q.b.
  • pimenta q.b.
Molho:
  • 1 colher de chá de alho picado
  • ¼ chávena (chá) de cebolinha cortada
  • 3 colheres (sopa) de molho de soja (usei teriyaki Kikkoman)
  • 1 colher (sopa) de óleo de amendoim
  • 1 malagueta vermelha (usei pimento picante)
  • 2 colheres (chá) de açúcar mascavado (ou a gosto)
  • 2 colheres (sopa) de sementes de Sésamo (usei um mix) - levemente tostadas



Preparação:

molho:
Numa frigideira (média) colocar o óleo, a cebola, o alho e a malagueta. Levar ao fogão e deixar amolecer um pouco, mexendo de vez em quando.
Adicionar o açúcar e deixar caramelizar (isto é muito rápido e requer cuidado). Regar com o molho de soja e envolver.
Desligar o fogão e reservar.

Temperar o salmão de sal e pimenta (a gosto). Grelhar, virando-o apenas a meio do tempo (para não o desfazer).
(Truque - quando vir que a cor que ele assume depois de cozinhado já chega a meio do filete, é a ocasião ideal para o virar).

Depois de grelhado, salpicar com as sementes tostadas e regar com o molho.

Sugestão de acompanhamento: arroz de brócolos e salada de folhas de agrião.



3 comentários:

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)