quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Figos com Crepes


Tradições Populares

O figo é conhecido pelo seu carácter curativo desde há muitos séculos. Pelas suas propriedades regula a digestão, ajuda a ultrapassar o esgotamento, estimula a capacidade de concentração, melhora o ânimo e elimina o nervosismo. O seu uso externo está recomendado para as inflamações da boca, chagas e queimaduras. O figo, pelas suas numerosas sementes, foi, para muitas culturas, símbolo de fé e sabedoria, enquanto que a figueira simboliza a fertilidade.
O famoso médico grego Hipócrates, em 400 a.C., já recomendava o figo para combater a desnutrição, enquanto que o seu compatriota Galeno aconselhava aos atletas gregos o consumo de figos como alimento básico das suas dieta. Os figos consumidos durante a Idade Média e o Renascimento, eram utilizados em comidas que se consideravam excelentes. Os figos frescos possuem uma elevada percentagem de água, pelo que o seu valor energético não é muito alto.
Cem gramas de figos frescos fornecem 65 calorias e o mesmo peso em frutos secos proporciona 280 calorias. Depois da água, o componente maioritário são os hidratos de carbono, fundamentalmente a sacarose, a glicose e a frutose. O figo fornece todos os aminoácidos essenciais e os lípidos aparecem em muito pequena proporção.
O figo é uma das frutas cujos efeitos curativos se encontram entre os mais antigos. De entre as principais propriedades dos figos, destacam-se o seu carácter nutritivo, digerível, tónico, laxante, diurético, peitoral e tópico emoliente. Está indicado o seu uso interno para casos de astenia física e nervosa em crianças, adolescentes, convalescentes, desportistas, mulheres grávidas, irritações gastrointestinais, obstipação, estados febris, transtornos menstruais e inflamações pulmonares e urinárias.
O figo é de fácil digestão e laxante, devido ao seu elevado número de sementes e ao seu teor em fibra. Com efeito, a sua acção laxante impede o abuso do seu consumo. Um par de figos diários fazem mais pela manutenção da saúde da flora intestinal que qualquer outro alimento ou produto farmacêutico.
O efeito diurético deve-se ao elevado teor em potássio do figo, que torna-o num alimento alcalinizante. Os figos apresentam o valor de pH mais básico (alcalino) de todos os alimentos. Por isso, são muito adequados para neutralizar alimentos ácidos, como a carne, os produtos de charcutaria, a massa elaborada com farinhas refinadas e os doces.
É recomendado em caso de astenia física por causa do seu teor em açúcares, estimulando além disso a capacidade de concentração. Quanto ao seu uso externo, é recomendado utilizar o leite dos figos verdes para eliminar as verrugas, e a dor de dentes desaparece assim que se aplica a polpa prensada de figo sobre a gengiva. A infusão de 25 a 30 gramas de folhas de figueira, por litro de água, reduz a tosse, melhora a circulação e ajuda as menstruações difíceis, se tomada uns dias antes.

Texto retirado daqui: http://www.fotosantesedepois.com/figo/
(onde pode consultar mais informação sobre os figos)




Ingredientes:

  • 4 figos
  • 4 crepes*
  • 4 colheres (sopa) de doce de figo
  • mel q.b.
*Massa dos crepes: 
  • 150ml de leite 
  • 100ml de água 
  • 2 ovos 
  • 1 colher (sopa) de óleo 
  • 125g de farinha de trigo 
  • 1 colher (sopa) de açúcar


Preparação:


Crepes:
Numa taça, colocar todos os ingredientes (excepto a farinha) e bater bem com a varinha mágica. Juntar a farinha e bater novamente. Deixar repousar.

Aquecer uma frigideira anti-aderente, ou crepeira.
Untar ao de leve, com um pouco de óleo a superfície e deitar uma pequena colherada de massa no centro da frigideira. Rodar (inclinando) a mesma, até que a massa preencha todo o fundo.

Deixar cozinhar cerca de 1 minuto, virar o crepe do outro lado, deixando cozinhar mais 1 minuto. Retirar para um prato.

Lavar e enxugar os figos e cortar em rodelas. Cortar também os crepes em tiras e barrar com o doce de figo.

Enrolar as rodelas de figo, nas tiras de crepe e colocar sobre um prato.

Regar com mel e servir.



6 comentários:

  1. Uma sobremesa ainda a tempo de aproveitar figos deliciosos figos da época!

    ResponderExcluir
  2. Os figos são sem dúvida um dos meus frutos favoritos, e combinado com esses crepes devem ficar divinas!
    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderExcluir
  3. Que combinação magnífica e linda!
    Adoro figos!!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderExcluir
  4. Que delícia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)