"(...) os licores são obtidos a partir de um espírito (álcool, aguardente vínica ou outro), aromatizantes e açucarados, ervas, frutos, raízes, especiarias e flores. Esta definição parece dizer tudo mas, no entanto, é quase nada, tal é a imensidão deste tema.
O aparecimento dos licores remonta de tempos imemoriais. Consta que já nas tumbas, do velho Egipto, foram encontradas receitas de licores que eram usados como digestivos e como produtos medicinais, especialmente nos problemas do estômago.
Os monges e alquimistas faziam destilações, em atmosfera de magia, tentando descobrir um elixir que lhes desse a eternidade.
Consta que este sistema contribuiu para o aparecimento de muitos licores que são hoje famosos, especialmente alguns feitos à base de ervas.(...)"
Mais informação sobre Licores: http://www.gastronomias.com/bar-bebidas/licores.htm
Ingredientes:
(para 1 litro de licor)
- 12 folhas de figueira
- 3,5 dl de aguardente
- 500 g de açúcar
- 2,5 dl de água
Preparação:
Mergulhe as folhas de figueira na aguardente e deixe-as de infusão durante 10 dias. Prepare com o açúcar e a água uma calda em ponto de pérola*. Coe a infusão, junte-lhe a calda fria, filtre e enfrasque.
*Ponto de Pérola
250 ml de água/ 500g de açúcar
Se o fio que corre da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade, a calda está em ponto de pérola. (Temperatura 108º C).
Nota: Para se conseguir um sabor mais acentuado deste óptimo licor, devem cortar-se as folhas à mão em dois ou três bocados.
Adoro este licor.
ResponderExcluirBjs
Uma bela sugestão, para prendinhas de natal.
ResponderExcluirBeijinho,
Susana
As Papinhas dos Babinhos
Buenas, te invito a que participes al sorteo de recetas sanas y fáciles, solo te llevara 5 minutos y me encantaría tenerte en mis participantes, gracias y hasta pronto!!!!
ResponderExcluirObrigada pela publicação deste licor.
ResponderExcluirDesconhecia completamente.
Vou faze-lo.
Um beijinho
Clara
Aguardente vínica ou bagaceira? Obrigada
ResponderExcluirAguardente vínica (foi a que usei)
Excluirjá tinha ouvido falar mas não conhecia mas já provei e gostei quando houver folhas já vou fazer obrigado pela receita
ExcluirEu gostei muito do seu artigo !
ResponderExcluir