sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Macarronete "à la minute"

Rapidamente e com pouco trabalho, é possível preparar pratos que resolvam na perfeição um almoço ou um jantar. As pastas, capazes de captar o sabor dos ingredientes que as acompanham, permitem variadíssimas combinações.

Actualmente há uma grande variedade de tipos e sabores de massas, disponíveis no mercado. Exemplo disso é este novo macarronete com azeitona, criado pela Milaneza.



Não é um prato requintado, mas é muito reconfortante.
Acabada de chegar a casa, cheia de fome e com uma lista de afazeres longe de estar terminada, só me apetecia comida quente e deliciosa.

E como hoje é Dia da Massa, só podia sair um prato assim.

Como já vos disse outras vezes, lá fui eu ao frigorífico ver o que por lá morava...

Havia, um peito de frango assado e 2 ou 3 salsichas de aves, numa lata aberta há uns dias.

Como fiz?

Cozi a massa (Macarronete com Azeitona - Milaneza) em água a ferver (para massas deve ser sempre abundante).
Numa frigideira, um fio de azeite e um dente de alho a estalar. Lá para dentro o frango em pedaços pequenos e as salsichas em rodelas.
A massa escorrida depois de cozida e misturada ao frango (ainda na frigideira).
Uma colher de natas de culinária, oregãos, mangericão, sal e pimenta.

Tudo envolvido e lá foi gratinar com um pouco de queijo por cima.



E como hoje é Dia das Massas, cá vos deixo uma dúzia de sugestões. Todas as receitas estão no blog, bastando procurá-las no separador massa/pasta




Aproveito para vos deixar duas sugestões para um excelente vinho, com o qual poderão acompanhar qualquer uma destas deliciosas refeições.
Um é o Aveleda Douro - um vinho fresco e elegante, marcado por notas tropicais e cítricas.
O outro (o meu favorito) é o Aveleda Alvarinho - Frescas notas da casca de laranja, envolvidas num conjunto apetecível e requintado, ressaltam deste vinho de uma grande elegância
 




um vinho fresco e elegante, marcado por notas tropicais e cítricas. - See more at: http://www.aveledaportugal.pt/index.php?id=16&id3=106#sthash.6vlK6Mhc.dpuf
Aveleda Douro
A refeição não ficaria completa sem uma sobremesa, pois não?

A minha sugestão continua a vir da Aveleda, que tem um maravilhoso QueijoAmanteigado, que combinado com um pouco de marmelada caseira ou um doce/compota é uma excelente, rápida e deliciosa sobremesa!





Foi assim o meu almoço tardio, que me deixou com força e coragem para mais umas horas de trabalho ;)

9 comentários:

  1. Olá Olívia

    Excelente sugestão e super apresentação,

    Beijocas
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Deliciosas propostas Olivia, como sempre,

    beijinho linda e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida Mariana ;)

      beijinho linda e bom fim de semana!

      Excluir
  3. Que delícia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Gostei muito da sugestão da massa, ainda não experimentei esta versão com azeitonas! E que vinhos e queijos bem convidativos!
    bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, nunca comi esta massa com azeitona mas deve ser óptima, ainda para mais adoro azeitonas! A sua está com um aspecto fantástico e então ,o vinho e a sobremesa combinam na perfeição. Refeição tipicamente mediterrânica! Bom fds, Elsa

    ResponderExcluir
  6. É verdade, as massas têm o condão de comporem uma refeição num ápice. A minha despensa está sempre bem recheada com todos os tipos e feitios. Dão origem a pratos de conforto quer sejam para uma, duas, três ou mais pessoas. E acima de tudo obrigam-nos a puxar pela imaginação quando orquestramos ingredientes. Com carne ou peixe ou mesmo sem ambos pedem sempre ervas aromáticas e queijo.
    Um abraço.
    Patrícia

    ResponderExcluir
  7. Olá Olívia!

    Já sou frequentadora do blog há algum tempo mas nunca tinha comentado. Parabéns pelas óptimas receitas que coloca aqui e pela óptima apresentação e dedicação que vê que dedica a todos os pratos. Queria também parabenizá-la pelo prémio das suas queijadinhas que vai ser uma das receitas que vou dar a conhecer à família no Natal. Como gosto muito de cozinhar e acho que a apresentação também faz parte do prato (afinal também comemos com os olhos), queria perguntar-lhe onde comprou essas lindas forminhas. Andou há procura há algum tempo mas não as encontro nas lojas habituais.

    Obrigada e continuação de bom trabalho,

    Ana

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)