sábado, 1 de fevereiro de 2014

Creme de cenoura e gengibre com legumes ao vapor


Propriedades Nutritivas e Medicinais da Cenoura


Quantas vezes nos disseram, quando éramos pequeninos, para comermos cenouras porque elas fazem os olhos bonitos? Não se trata de os olhos ficarem mais belos quando comemos cenouras, mas a visão é, sem dúvida, favorecida. A cenoura fornece uma boa quantidade de um nutriente, o caroteno, que ajuda a proteger a visão, principalmente a visão nocturna, e a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas com a idade, como a degeneração macular e a catarata.


Propriedades Nutritivas


De acordo com a "Tabela da Composição de Alimentos" do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, 100 g de cenoura fornecem, 4,4 g de carbohidratos, 0,6 g de proteína, 0 g de gordura, 41 mg de cálcio e 0,7 mg de ferro. As cenouras são ainda boas fontes de fibras e vitaminas B1, B2, B6, C, K, biotina. Quanto a minerais e a oligoelementos encontram-se na cenoura, quase sempre na forma dos seus respectivos sais, potássio, magnésio, ferro, cálcio, fósforo, níquel, cobre, iodo e manganês, salientando-se pela sua quantidade os sais de potássio e de fósforo.



Propriedades Medicinais


Como disse, a presença de uma quantidade elevada de caroteno, a provitamina A, na cenoura favorece a saúde ocular. O caroteno transforma-se no fígado em vitamina A. Tanto o caroteno como a vitamina A estão relacionados com a visão nocturna. A retina do olho consome continuamente matérias clorofílicas amarelo-vermelhas para a formação de um pigmento intensamente vermelho, a púrpura retiniana ou rodopsina. Este elemento é decisivamente importante para a capacidade visual do olho, a fim de se adaptar às condições de luminosidade em cada momento. O abundante consumo de cenouras aumenta essa capacidade de adaptação à luz. Pelo contrário, o baixo consumo de cenouras (ou de caroteno) diminui a capacidade de ver no escuro o que se designa habitualmente por "cegueira nocturna" ou "hemeralopia".


Por outro lado, vários estudos têm sugerido que a cenoura pode levar a reduzir o risco de doença cardíaca e de vários tipos de cancro.


A cenoura crua ou o seu sumo têm propriedades anti-sépticas, anti-parasitárias intestinais e revela-se eficaz no controlo da produção do suco gástrico, isto é reduz a acidez gástrica se for excessiva ou aumenta-a se for deficiente. A cenoura cozida ou em creme é utilizada no tratamento da diarreia.


Para terminar não podia deixar de referir a eficácia da cenoura no tratamento da tosse seca ou irritativa. Neste caso prepara-se um xarope numa taça de vidro, que pode ser dado até às crianças mais pequenas, à base de cenoura crua cortada às rodelas que se cobre com açúcar amarelo. Deixa-se umas horas e o xarope está pronto!




Ingredientes:

  • 800 gr cenouras
  • 100 gr gengibre
  • 1 cebola
  • 1 alho francês (só a parte branca)
  • 2 dentes de alho
  • 100 gr couve-flor
  • 100 gr brócolos
  • q.b. salsa
  • q.b. azeite
  • q.b. sumo limão
  • q.b. sal e pimenta

Preparação:

na Mycook

Ponha o azeite, a cebola, o alho francês e o alho no jarro. Programe 5 minutos, 120º, S.
Adicione a cenoura partida em pedaços e o gengibre (partido em dois). Tempere com uma pitada de sal (moderar o consumo de sal). Acrescente água, até esta cobrir ligeiramente os ingredientes do copo.
Coloque no cesto de vapor, o brócolo e a couve flor.

Programe 20 minutos, 120º, velocidade 2. Retire o cesto de vapor e reserve. Retire um dos pedaços de gengibre, um de cenoura e triture (a sopa que está no copo), com o turbo, até obter um puré muito cremoso. Se achar muito grosso, adicione água quente, até obter a consistência desejada.
Aproveite agora os brócolos, a couve-flor e a cenoura, que reservou para empratar, e pouse-os com cuidado no centro de um prato de sopa. Pode também decorar com salsa e servir o creme à parte para que cada pessoa possa servir-se do que desejar.

Tradicional (receita original)

Comece por descascar e lavar os legumes. Depois, pique grosseiramente a cebola, o alho francês e o alho e refogue em azeite até alourar ligeiramente. Junte o gengibre em pedaços grandes com golpes para largar sabor e para, no final, poder retirar algum se necessário, de maneira a não ficar com um sabor demasiado intenso. Agora, adicione a cenoura cortada em pedaços, deixe refogar. Acrescente água (de preferência já a ferver).

Se, no final, quiser dar um toque especial ao seu prato, coza, no mesmo tacho, o brócolo e a couve-flor, retirando assim que estiver 'al dente'. Reserve também uns pedaços de cenoura. Quando a cenoura estiver cozida (se tiver pouca experiência, pique cuidadosamente com uma faca o centro da cenoura), triture-a, com ou sem o gengibre, depende do gosto. Depois de passar por um passador, retifique o tempero de sal, pimenta e de sumo de limão. Aproveite agora os brócolos, a couve-flor e a cenoura, que deixou de parte para empratar, e pouse-os com cuidado no centro de um prato de sopa. Pode também decorar com salsa e servir o creme à parte para que cada pessoa possa servir-se do que desejar.



8 comentários:

  1. Cremes de cenoura são geralmente muito bons, e esse parece muito cremoso e delicioso!
    Isso da cenoura desde que chegou ao conhecimento popular que não é deixado em paz... Eu lembro-me imenso de no dia anterior a ir ao oftalmologista me darem cenoura cozida (e eu odeio cenoura cozida de morte!)

    ResponderExcluir
  2. Bela sopinha! A apresentação está linda!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha e com tão bons ingredientes Olivia

    beijinho e bom domingo!

    ResponderExcluir
  4. Que delicioso creme de cenoura!
    Beijinhos,
    Espero por ti aqui:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderExcluir
  5. Adoro cremes com legumes por cima... é um dois em um - uma maravilha de creme e depois uns legumezinhos para trincar.. maravilhoso.

    beijinhos
    Mafalda
    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito do sabor do gengibre, mas nunca experimentei na sopa! Fiquei curiosa! Deve ser uma delícia!

    Beijinhos,
    http://www.madamexicaras.com/

    ResponderExcluir
  7. Que delicioso aspeto.
    Bjs, Susana
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderExcluir
  8. A unica forma de comer sopa é em creme.
    Tem bom aspeto.

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)