segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Polvo na frigideira com arroz malandrinho


E porque já se pensa nas refeições natalícias...


"O polvo é um alimento presente na maior parte das ceias de Natal na região Norte de Portugal. Cada 100 g de polvo cru tem, aproximadamente, 77 kcal e 1,2 g de gordura. Este é um alimento de alto valor nutritivo, rico em vitaminas A e B, possuindo ainda um baixo teor de gordura e colesterol3.
Assim sendo, o polvo é uma excelente opção para uma Ceia de Natal saudável. Tenha atenção à forma de confecção, uma vez que a adição de gordura aumenta o seu valor calórico. O polvo deverá ser cozido em água a ferver com um pouco de sal. Depois de cozinhado, pode ser usado para preparar arroz de polvo ou polvo assado no forno com batatas assadas e temperado com pouco azeite. A quantidade de azeite adicionada não deverá ser superior a 1 colher de sopa de azeite (10 g) por pessoa."



Sugestões de cozedura:

1 - Num tacho leve o polvo a cozer, sem água e em lume baixo entre 50 minutos a 1 hora;
2 - cozer na panela de pressão, durante 20 minutos, a partir de que o apito comece a girar. O polvo irá cozer na própria água que vai largando.
3 - Cozer a vapor no robot de cozinha - Jarro com 1,3l de água, 120º, 50 minutos, velocidade 3. Coze na varoma (ou equivalente nas outras máquinas)

Obs.: Ultimamente tenho optado por cozer o polvo a vapor, pois além de gostar mais da textura, este mantém-se mais direitinho depois de cozido.




Polvo na frigideira

Ingredientes:

  • 800 g de polvo cozido
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 fatia fina de presunto
  • 3 dentes de alho
  • salsa q.b

Preparação:


Quando o polvo estiver cozido (ver sugestões de cozedura), corte-o em pedaços grandes (reserve as pontas das pernas, para usar no arroz).

Leve ao lume uma boa frigideira (a minha Le Creuset) com o azeite, o alho socado com casca e o presunto cortado em tiras finas. Deixe saltear 1 minuto e junte o polvo.
Envolva-o na gordura da frigideira, sem deixar queimar.
Salpique de salsa e sirva quente, acompanhado do arroz malandrinho.



 

Arroz malandrinho (de polvo)

Ingredientes :

  • 200g de polvo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alhos picados
  • 2dl de azeite
  • 250g de arroz carolino
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • salsa q.b. (para polvilhar)

Preparação:

Num bom tacho (o meu Le Creuset) faça um refogado com o azeite, a cebola e os alhos. Assim que a cebola se apresente aloirada (sem queimar) adicione a água de cozer o polvo. Deixe ferver.

Junte o arroz, mais água (quente) se for necessário, tempere com sal (cuidado porque o polvo é salgado) e pimenta. Deixe cozer 15 minutos.

Adicione o polvo (as pontas das pernas e a cabeça), deixe ferver e junte a salsa ou coentros picados.

Tape, apague o lume e deixe repousar dois minutos antes de servir.

Sirva acompanhado do polvo na frigideira 




2 comentários:

  1. Que aspeto! Deve ficar maravilhoso :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sugestão pois arroz de polvo cai sempre bem cá em casa! Mas a próxima experiência vai ser o polvo que fizemos no workshop da Nestlé, aqui por Lisboa ;) ! Queria só tirar uma dúvida: o polvo vai na varoma sem nada, não é preciso colocar papel de alumínio ou outro por baixo do polvo? Obrigada Olívia!

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)