terça-feira, 20 de março de 2018

Bolo de chocolate e creme de castanha




Há muito tempo que andava para partilhar convosco a receita maravilhosa deste bolo super simples de confecionar e dos mais deliciosos, de chocolate, que já comi.

Antecipando as perguntas acerca do creme de castanhas (crème de marron), visto que não é um produto a que estejamos muito habituados, deixo-vos a imagem de alguns dos que podem encontrar no mercado, para mais facilmente os identificarem.








NOTA: A receita pede 500g e a maioria dos frascos não tem esse peso (nas imagens acima, apenas a lata tem). No entanto, tenho a dizer-vos que já experimentei fazer com quantidades de doce inferiores e resultou. Quero apenas ressalvar que o resultado final não é exactamente igual.. sabem como é a pastelaria (1g é 1g)! O bolo fica, como é de esperar, menos húmido.






OBS.: esta receita não leva farinha, por isso é adequada a dietas sem glúten. O açúcar presente neste bolo será o que estiver contido no creme de castanha e no chocolate.


Ingredientes:

  • 100g de chocolate negro (pelo menos 60% de cacau)
  • 500g de creme de castanha (crème de marron)
  • 4 ovos
  • 125g de manteiga


Preparação:


Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo (22cm) e coloque papel vegetal no fundo.
Separe os ovos.

Leve ao lume, em banho maria, uma taça com o chocolate e a manteiga partidos em pedaços. Retire do lume, mexa até derreter tudo e deixe arrefecer.

Quando o chocolate tiver atingido a temperatura ambiente, junte-lhe o creme de castanha e as gemas de ovo (mexa com a vara de arames).

Bata as claras em castelo, envolva 1/3 das mesmas no creme anterior e mexa até ter um creme homogéneo. Adicione as restantes claras e envolva bem (sem bater).

Verta a mistura (uma espécie de mousse) na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos (a receita dizia 30, mas no meu forno não foi suficiente).

Deixe arrefecer antes de desenformar.



Sugestão: sirva morno, acompanhado de uma bola de gelado (baunilha ou outro da sua preferência), chantilly e frutos vermelhos.


receita daqui: www.charlottepuckette.com

4 comentários:

  1. Uma sobremesa assim um pouco mais fora do comum e tão prática e simples de fazer em casa para um jantar de familia/amigos que delicia todos certamente e surpreende, devia estar delicioso.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Uma sobremesa que pode ser preparada antes de se começar a fazer a refeição principal é sempre útil. Ainda por cima é super deliciosa!
      Obrigada e continuação de boa semana ;)

      Excluir
  2. Bom dia gostaria de saber onde posso encontrar o creme de marron da lata cá em Portugal, porque é o meu preferido, mas só encontro em França. Vou experimentar o bolo, deve ser delicioso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera. O creme de marron de lata (crème de marrons Clément Faugie) ainda só o encontrei, em Portugal, no El Corte Inglês.
      Recomendo muito este bolo, pois é absolutamente delicioso!

      Excluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)