quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Bochechas de porco em vinho tinto





Ei-las: as frescas!


Avinhadas, abafadas e ao lume lento.


O verão não costuma ser assim, mas este é! Costuma pedir comida fresca, mas este nem por isso... Que fazer?  Cozinha lenta a combinar com as férias e o clima 🌤️






Ingredientes:



  • 1kg de bochechas de porco
  • 500ml de vinho tinto (deve usar-se do bom)
  • 6 dentes de alho
  • sal q.b.
  • pimenta q.b. (uso em grão)
  • 2 folhas de louro
  • 1 haste de alecrim (pequena)
  • 1 haste de tomilho (pequena)
  • 100ml de azeite
  • 1 cebola grande
  • 500ml de caldo* de carne 


* façam um caldo caseiro (cozendo rabo de boi/carne/frango, cebola, cenoura, aipo, alho francês, salsa...). Podem preparar em quantidade maior e congelar, para futuras utilizações.



Nota: estas bochechas pesavam 1,5Kg e eram vinte, pesando cerca de 75g cada. Dependendo da quantidade que costumam comer devem adaptar à vossa necessidade. Os restantes ingredientes da receita dão para aproximadamente 2Kg de carne.






Preparação:




Comece por preparar a marinada, com pelo menos duas horas de antecedência. Num recipiente disponha as bochechas, tempere-as com sal, pimenta (prefiro usar em grão, mas pode ser moída), dentes de alho (esmagados com casca - ver fotos), louro, alecrim, tomilho e vinho tinto. Envolva tudo muito bem e deixe repousar.

Num tacho (melhor se for de ferro, ou outro material pesado) verta o azeite e aqueça-o um pouco. Sacuda o máximo possível da marinada às bochechas e coloque-as (à vez) no azeite sem as sobrepor (este processo vai intensificar o sabor da carne). À medida que vão ficando uniformes, de ambos os lados, coloque-as numa taça. Reserve.

No azeite onde fritou a carne disponha a cebola cortada em meia lua e mexa para que esta apanhe todos os sabores que estão no tacho (raspe o fundo com a colher de pau para que se soltem os pequenos pedaços lá agarrados).

Coloque as bochechas no tacho, lado-a-lado, de forma a que não fiquem sobrepostas (ver foto - 2ª do lado direito), regue-as com os sucos que libertaram na taça onde as reservou, a marinada e o caldo. Tape o tacho e leve-o a lume muito brando durante cerca de 2h/2h30.

Obs.: Tenha atenção para que não fiquem sem líquido e se for necessário acrescente mais um pouco de caldo ou água quente. Se sentir que o líquido se está a evaporar muito rápido reduza mais um pouco o lume ou fonte de calor.

Um comentário:

  1. Boa noite, a carne está com um aspecto delicioso.

    Eu já fiz uma vez bochechas de porco, como nunca tinha feito, disseram que eram duras e demorava tempo a cozinhar.
    Tive a ideia (talvez errada) de as cortar em pedaços (por achar serem duras)deixei cozinha por uma hora e quase se desfizeram.
    No entanto na sua receita diz para cozinhar 2 a 2:30 horas.
    A minha pergunta é; porque será que as minhas quase ficaram desfeitas em menos tempo? Desde de já grata pela atenção.
    www.opecadodagula.com

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)