segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Polvo à Lagareiro




O Jornal de Notícias desafiou-me a preparar uma receita e a mostrar as mãos e o rosto por detrás do blogue Alquimia dos Tachos. Da entrevista feita resultou o seguinte:


"Na cozinha da portuense Olívia Fagundes Rocha, os livros antigos de culinária inspiram. Compra-os em feiras de antiguidades ou online e, na hora de passar do papel para o prato, há receitas que se cumprem sem saltar um único passo. Outras, porque os ingredientes já não existem no mercado, reinventam-se.

Os truques e sabores da sua comida são desvendados na Alquimia dos Tachos, o blogue que criou em 2010 para armazenar iguarias. Por lá encontra-se de tudo: entradas, pratos acabados de sair do forno, doces. Só de olhar cresce água na boca. É o caso do polvo à lagareiro, um dos seus pratos preferidos, cujo segredo reside na cozedura a vapor.

“O polvo fica com uma textura muito boa e não lhe sai tanto a pele”, garante Olívia, sem conseguir precisar a idade em que se apaixonou pela cozinha. Ainda assim, lembra-se de aos dez anos fazer leite-creme para os irmãos. Valença do Minho, a terra do pai, faz parte dessas memórias. “Chegámos a ir à matança do porco e aos fumeiros. Também ia com a minha avó apanhar coisas ao campo para alimentar o porco e a um riacho lavar as tripas para fazer os enchidos.”

É em blogues como a Alquimia dos Tachos que muitos pesquisam receitas. Esquecidos no tempo ficaram os cadernos gastronómicos escritos à mão. A arte do empratamento conjuga as vivas cores dos alimentos, captando a atenção dos mais gulosos."

Texto de Marisa Silva


Mais informações em: http://www.brincarnacozinha.pt



Polvo à Lagareiro


Ingredientes:


  • 1 polvo médio
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • azeite q.b.
  • batatas pequenas q.b.
  • salsa q.b.

Preparação:


Leve o polvo a cozer, num tacho com pouca água, cerca de 50 minutos. Em alternativa, coza-o ao vapor, num robot de cozinha – função vapor, 50 minutos.

Entretanto, ponha as batatas bem lavadas, secas e salpicadas de sal, num recipiente de ir ao forno. Leva-as a assar cerca de 45 minutos, a 200ºC.

Retire as batatas do forno e dê um pequeno "murro" a cada uma (fechar o punho e pressionar um pouco, para a batata abrir).

Num recipiente, que possa ir ao forno, disponha as batatas, o polvo, cubra com a cebola em meias luas e os alhos laminados. Regue generosamente com azeite e leve ao forno cerca de 15 minutos. Retire do forno e sirva quente.


Sugestão de acompanhamento: grelos cozidos, salteados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)