Ingredientes:
- 450g de ameixas
- 80ml de água
- 150g de açúcar
- 250ml de natas
- 1/2 colher de chá de essência de amêndoas ou kirsch (opcional)
Preparação:
Colocar as natas (usei creme culinário) no congelador por, pelo menos 15 minutos antes de as usar, deste modo será mais fácil bate-las em chantilly.
Corte as ameixas
ao meio e retire os caroços. Cada corte
de ameixa em oitavos, e coloque-os num tacho com
a água. Tape e cozinhe em fogo
médio, mexendo ocasionalmente, cerca de 8 minutos.
Retire do fogo e misture o açúcar.
Triture (usei a varinha mágica) o xarope e deixe-o arrefecer
completamente.
No liquidificador bata as natas e a calda de ameixa*.
* Eu optei por bater as natas e depois envolver nelas o xarope. Mas na receita original mandava bater tudo junto no liquidificador (sem bater as natas previamente)
Sorveteira: Deitar o preparado anterior na máquina de fazer gelados (sorveteira) e aguardar cerca de 30 minutos, ou até que ver que o gelado está pronto. Verter o gelado numa caixa com tampa e levar ao congelador até à hora de servir.
Método tradicional: Coloque o gelado em caixinhas com tampa, leve ao congelador e espere até se começarem a formar cristais de gelo nos bordos do gelado.
Quando isto acontecer, retire o gelado do congelador e bata muito bem com um garfo ou uma batedeira, até quebrar todo o gelo.
Leve de novo ao congelador por mais 2 a 3 horas (vá retirando de meia em meia hora, voltando a quebrar os cristais de gelo com um garfo ou batedeira).
Adoro ameixas e tenho que experimentar este gelado, deve ser maravilhoso. Mas tenciono testá-lo com iogurte em vez e natas :)
ResponderEliminarAdoro ameixas e esse geladinho deve ser mesmo divinal! E para mim o Kirsh não era opcional! Muito bom :)
ResponderEliminarO gelado ficou com uma cor super apetitosa.
ResponderEliminarDe ameixa nunca provei mas, parece delicioso.
http://asvezescozinheira.blogspot.pt
Tenho uma duvida, bate-se as natas primeiro ou bate-se tudo junto?
ResponderEliminarAgradecia uma resposta.
Bj
Boa tarde *Rainbow*
ResponderEliminarPeço desculpa, pois de facto a receita induzia a essa dúvida. Já corrigi!
Eu optei por bater as natas e envolver depois, a geleia. Mas na receita original dizia para bater tudo junto...
Daí ao traduzir não reparei no erro.
Obrigada. Bjs
Olívia, esta receita foi aprovadíssima por quem provou! :)
ResponderEliminarInfelizmente nao tirei nenhuma foto... Como não aprecio ameixas, fiz o gelado e levei para casa da minha sogra, pois eles gostam muito de ameixas, e apesar de cépticos ao início, comeram tudinho e elogiaram! :)
Obrigada pela partilha!
Que bom!!! Fico feliz que tenham gostado ;)
EliminarObrigada por nos contares!
Beijinhos
Boa tarde.
ResponderEliminarTem aspecto delicioso!
Nao tenho nenhuma maquina de fazer gelados e nao consigo encontrar em nenhum lado. Tem alguma maquina ou sitio onde comprar que recomende?
Obrigada