Quantas vezes nos disseram, quando éramos pequeninos, para comermos cenouras porque elas fazem os olhos bonitos? Não se trata de os olhos ficarem mais belos quando comemos cenouras, mas a visão é, sem dúvida, favorecida. A cenoura fornece uma boa quantidade de um nutriente, o caroteno, que ajuda a proteger a visão, principalmente a visão nocturna, e a reduzir o risco de doenças oculares relacionadas com a idade, como a degeneração macular e a catarata.
Propriedades Nutritivas
Propriedades Medicinais
Ingredientes:
- 800 gr cenouras
- 100 gr gengibre
- 1 cebola
- 1 alho francês (só a parte branca)
- 2 dentes de alho
- 100 gr couve-flor
- 100 gr brócolos
- q.b. salsa
- q.b. azeite
- q.b. sumo limão
- q.b. sal e pimenta
Preparação:
na MycookPonha o azeite, a cebola, o alho francês e o alho no jarro. Programe 5 minutos, 120º, S.
Adicione a cenoura partida em pedaços e o gengibre (partido em dois). Tempere com uma pitada de sal (moderar o consumo de sal). Acrescente água, até esta cobrir ligeiramente os ingredientes do copo.
Coloque no cesto de vapor, o brócolo e a couve flor.
Programe 20 minutos, 120º, velocidade 2. Retire o cesto de vapor e reserve. Retire um dos pedaços de gengibre, um de cenoura e triture (a sopa que está no copo), com o turbo, até obter um puré muito cremoso. Se achar muito grosso, adicione água quente, até obter a consistência desejada.
Aproveite agora os brócolos, a couve-flor e a cenoura, que reservou para empratar, e pouse-os com cuidado no centro de um prato de sopa. Pode também decorar com salsa e servir o creme à parte para que cada pessoa possa servir-se do que desejar.
Tradicional (receita original)
Comece por descascar e lavar os legumes. Depois, pique grosseiramente a cebola, o alho francês e o alho e refogue em azeite até alourar ligeiramente. Junte o gengibre em pedaços grandes com golpes para largar sabor e para, no final, poder retirar algum se necessário, de maneira a não ficar com um sabor demasiado intenso. Agora, adicione a cenoura cortada em pedaços, deixe refogar. Acrescente água (de preferência já a ferver).Se, no final, quiser dar um toque especial ao seu prato, coza, no mesmo tacho, o brócolo e a couve-flor, retirando assim que estiver 'al dente'. Reserve também uns pedaços de cenoura. Quando a cenoura estiver cozida (se tiver pouca experiência, pique cuidadosamente com uma faca o centro da cenoura), triture-a, com ou sem o gengibre, depende do gosto. Depois de passar por um passador, retifique o tempero de sal, pimenta e de sumo de limão. Aproveite agora os brócolos, a couve-flor e a cenoura, que deixou de parte para empratar, e pouse-os com cuidado no centro de um prato de sopa. Pode também decorar com salsa e servir o creme à parte para que cada pessoa possa servir-se do que desejar.
Fonte da receita: http://viagens.pt.msn.com/como-aproveitar-uma-despensa-vazia#image=3
Cremes de cenoura são geralmente muito bons, e esse parece muito cremoso e delicioso!
ResponderEliminarIsso da cenoura desde que chegou ao conhecimento popular que não é deixado em paz... Eu lembro-me imenso de no dia anterior a ir ao oftalmologista me darem cenoura cozida (e eu odeio cenoura cozida de morte!)
Bela sopinha! A apresentação está linda!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Que maravilha e com tão bons ingredientes Olivia
ResponderEliminarbeijinho e bom domingo!
Que delicioso creme de cenoura!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti aqui:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Adoro cremes com legumes por cima... é um dois em um - uma maravilha de creme e depois uns legumezinhos para trincar.. maravilhoso.
ResponderEliminarbeijinhos
Mafalda
http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/
Gosto muito do sabor do gengibre, mas nunca experimentei na sopa! Fiquei curiosa! Deve ser uma delícia!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://www.madamexicaras.com/
Que delicioso aspeto.
ResponderEliminarBjs, Susana
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/Tertuliadasusy
A unica forma de comer sopa é em creme.
ResponderEliminarTem bom aspeto.