Os fins de semana quentes estão aí e a vontade de sair e fazer um pic-nic com os amigos e a família também!
Bem sei que por norma se pensa primeiro nos salgados... mas como doceira assumida que sou, penso logo nos doces :)
Há dias recebi um generoso convite para embarcar numa viagem às origens dos cremes vegetais e à receita que faz deles os nossos aliados preferidos no pão e na cozinha. Muito feliz, comecei o dia com uma incursão ao campo, para ver o ambiente natural em que cresce e vive o girassol.
Depois de perceber de que forma e em que condições é semeado e como se transforma em óleo (de girassol), rumei à fábrica FIMA (unidade fabril em Santa Iria da Azóia), onde tive o privilégio de aprender a receita que o transforma no creme vegetal que usámos em nossa casa.
Fica prometido que farei uma publicação a explicar tudo o que pude aprender nesta visita, sobre os cremes vegetais, incluindo a receita.
E foi a pensar em belos momentos de lazer e nos floridos campos de girassol que me surgiu a inspiração para preparar estas deliciosas tarteletes (ou mini-tartes, se preferirem).
Aproveitem o sol, divirtam-se e tenham um excelente fim de semana ;)
campo de girassóis na zona de Porto Alto/Alcochete |
Estes momentos são, só por si, um privilégio e ainda por cima vou tendo a oportunidade de conhecer gente linda e simpática, como é o caso da Sandrine Ginja - do blog As várias faces da Ginja.
![]() |
Da semente ao óleo |
![]() |
Escolha Vegetal |
Tarteletes de alperce e amêndoa
Ingredientes:
- 1 placa de massa folhada
- 250 gr. de amêndoa em pó
- 6 gemas de ovos
- 100 g de açúcar
- 50 g de açúcar baunilhado
- 100 g de açúcar mascavado
- 1 pitada de sal
- 1 frasco/lata de alperce em calda- metades
- sumo de 1 laranja
- 100g de creme vegetal para culinária (usei Vaqueiro líquida)
- 1 pitada de sal
- açúcar em pó (para polvilhar)
- 4 colheres (sopa) de nougat de amêndoa picado
- 2 colheres (sopa) de amêndoa cortada em palitos
- 5 alperces secos cortados em tiras
Obs.: Pode usar apenas um tipo de açúcar e optar por fazer uma tarte de tamanho grande (forma 26cm). Rendeu 6 tarteletes e sobrou recheio, por isso aconselho o uso de duas placas de massa folhada (dará para outras tantas).
Preparação:
Estender a massa, cortar 6 rodas grandes (usar um cortador/molde) e forrar as formas de tarte. Picar com um garfo e reservar.Misturar as gemas, o açúcar, o sal, o creme Vaqueiro e o sumo de laranja. Bater até obter um preparado homogéneo. Adicionar a farinha (peneirada), a amêndoa e envolver bem.
Deitar este preparado nas formas e colocar, no centro das mesmas, as metades de alperce.
Misturar todos os ingredientes da cobertura e distribuir pelas formas, sem cobrir os alperces.
Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Desenformar e pincelar os alperces com geleia ou outro doce à escolha, para que fiquem com brilho. Polvilhar com açúcar em pó (com cuidado para não polvilhar o centro). Servir frias.
que lindas! adoro alperces.
ResponderEliminarObrigada, Aninhas ;-)
EliminarSomos duas, pelo menos!
Bom fim de semana
Que maravilha!
ResponderEliminarObrigada ;-)
EliminarBom fim de semana!
Que aspecto têm estas tarteletes...
ResponderEliminarNão há melhor afrodisíaco que este blog gastronómico.
Realmente a Olivia tem o dom de publicar sobremesas espetaculares.
Já comia uma.
Bj e bom fim de semana doce
Clara
Obrigada, Clara :)
EliminarSabe sempre tão bem ler estes deliciosos comentários... Encantadora!
Beijinho e bom fim de semana
Que lindas, assim pequeninas. Ficaram amorosas e devem ser tão boas!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Obrigada, Márcia ;)
EliminarSim, são umas pequeninas delícias :)
Beijinho e bom fim de semana
Que belíssimo aspecto! Tudo o que é pequeno tem realmente outra graça!!
ResponderEliminarhttp://deaprendizachef.blogspot.pt/
É realmente verdade! O pequenino tem outro encanto :)
EliminarObrigada
As tartes estão lindas, apetece trincar! Deve ter sido uma experiência muito gira, conta lá mais :D
ResponderEliminarObrigada ;)
EliminarSim, foi uma experiência fantástica. Tenho que contar... e mostrar-vos como se faz o creme vegetal.
Sempre em alta miga, beijinhos
ResponderEliminarObrigada, querida.
EliminarBeijinhos ;)
Só hoje me apercebi deste post...
ResponderEliminarEspero ter oportunidade de voltar a estar contigo!!!
Beijinhos ;)