quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Bolo de Amêndoa, Alfarroba e Doce de Figo - colaboração com a Master D Portugal





Setembro ainda me sabe a mar!


Mas o regresso ao quotidiano já se vai instalando e é tempo de retomar as actividades profissionais e escolares. E se estão sem planos e gostam de pastelaria tenho uma excelente sugestão para vos dar. Façam um Curso de Pasteleiro(a)! Onde? Leiam a informação abaixo, acedam aos links e inscrevam-se!

E já que falamos em pastelaria, que tanto amo, partilho convosco uma receita que foi elaborada em colaboração com a Master D Portugal. Este é um centro de formação que soma 18 anos de experiência em Portugal, sendo uma referência nos cursos online e semipresenciais.

A oferta curricular da Master D Portugal é de mais de 30 cursos nas áreas técnicas, profissionais e de preparação para concursos das forças de segurança.

Vou falar-vos um pouco sobre o Curso de Pasteleiro!

Lançado no ano passado, este curso da Master D ajuda os profissionais da área, ou quem se esteja a iniciar, a solucionarem os problemas do dia a dia de um pasteleiro com conhecimentos práticos e atuais.

Ao longo do percurso formativo conhecem as regras de higiene e segurança alimentar; aprendem a efetuar a correta receção e armazenamento de produtos e alimentos; exploram as técnicas de decoração e cake design, para além das técnicas de preparação de vários estilos de pastelaria.

Como o Curso de Pasteleiro é semipresencial, os formandos da Master D beneficiam das atividades nos centros formativos de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, bem como das atividades online através do Campus Virtual Master D.

Os formandos têm a assistência dos e-tutores através do campus, bem como dos preparadores nos centros formativos. Na opinião da maioria, a grande vantagem da Master D é o atendimento personalizado que cada formando recebe desde o princípio até ao final do seu percurso, seja nos cursos online ou nos semi-presenciais.

Escolher o seu centro de formação é um problema a menos: a Master D Portugal e o seu Curso de Pasteleiro são a porta de entrada para um futuro brilhante como pasteleiro!





Agosto, Algarve... amêndoa, alfarroba e figos. Que combinação maravilhosa!

 
Alfarrobeira (esq.), figueira (centro) e amendoeira (dir.). Fotos tiradas em Castro Marim


Em tributo ao Algarve e a este trio, que origina riquíssima pastelaria, vamos à receita do Bolo de Amêndoa, Alfarroba e Doce de Figo.

 

 

Ingredientes:

  • 150g de amêndoa com pele triturada
  • 100g de amêndoa sem pele triturada
  • 100g de farinha de alfarroba
  • 250g de doce de figo 
  • 6 ovos
  • 250g de açúcar
  • 60g de manteiga (derretida sem ferver)

Obs: pode usar as 250g de amêndoa com ou sem pele, a gosto

Preparação:


Bater os ovos com o açúcar até obter uma espuma fofa. Adicionar a manteiga em fio e bater um pouco até ligar.

Peneirar a farinha de alfarroba para dentro da taça e envolver com cuidado.
Juntar as farinhas de amêndoa e misturar tudo.
Por fim adicionar o doce de figo e envolver bem.

Verter a massa em forma revestida, no fundo, com papel vegetal e untada com manteiga nas laterais.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos.



2 comentários:

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)