sábado, 1 de maio de 2021

Bolo de urtigas


 

 

E mandar tudo às urtigas? 🌿

 
Muitas vezes vista como uma erva daninha, a urtiga é considerada, desde os tempos antigos, um remédio para aliviar muitas doenças. Repleta de nutrientes, é um verdadeiro aliado da saúde e um segredo de beleza bem guardado. Para o convencer das mil virtudes desta planta injustamente desacreditada, apresentamos aqui 6 benefícios da urtiga para o seu bem-estar.
 

#1 Tonificante e Fortificante

A urtiga contém muitos nutrientes que irão estimulá-lo sem demora. Seis vezes mais rica em vitamina C do que a laranja, também contém vitaminas A, B, E e K. Também é rica em minerais: sílica, magnésio, cálcio, potássio, zinco, fósforo e muitos mais . A urtiga tem um teor significativo de ferro em particular: contém duas vezes mais ferro do que a carne! Uma verdadeira vantagem para quem prefere uma dieta baseada em vegetais, pois a vitamina C contida na urtiga promove a absorção de ferro. É provavelmente por isso que a urtiga é considerada um remédio para anemia leve. Consumida como uma cura, na forma de chá de ervas ou cápsulas, a urtiga pode ajudar a reduzir a fadiga temporária e estimular o sistema imunológico.

#2 Fonte de proteína completa

Com 8 gramas de proteína por 100 gramas, as folhas frescas de urtiga são uma boa fonte de proteína vegetal. Urtica Dioica (seu nome científico) tem o suficiente para competir com fontes de proteína animal. Contém 8 aminoácidos essenciais que facilitam a assimilação das proteínas pelo organismo. Para se beneficiar desses benefícios nutricionais, a urtiga pode ser consumida diariamente, cozida como uma verdura, na forma de sopa, quiche, omelete, pesto, manteiga, pudim ou até mesmo um bolo.

#3 Alivia dores nas articulações

É anti-inflamatório, “desintoxicante” e mineralizante, alivia dores nas articulações, artrite e reumatismo. Além disso, as suas propriedades diuréticas promovem a eliminação do ácido úrico, cujo acúmulo pode causar ataques de gota.

#4 Acalma lesões na boca e garganta

A infusão de urtiga, usada como gargarejo, ajuda a aliviar pequenas dores de garganta. Na forma de enxaguatório bucal, seria um grande aliado para se livrar das aftas e de outras lesões menores que afetam a boca.

#5 Promove uma pele saudável

Graças ao seu conteúdo mineral e às suas propriedades purificantes, a urtiga ajuda a tratar o eczema, a psoríase, mas também a acne. Consumido regularmente ou administrado como uma cura, o chá de urtiga ajuda a restaurar a saúde da pele. A infusão de urtiga também pode ser aplicada na pele com uma compressa.

#6 Fortifica as unhas e o cabelo

O seu cabelo e unhas estão com ar frágil? Faça uma cura para urtigas na forma de chá de ervas, cápsulas ou simplesmente consumida como vegetal. Rica em vitaminas e nutrientes, a urtiga limita a quebra das unhas, a queda de cabelo e até a calvície. Também o ajudará a ter um cabelo mais brilhante e um couro cabeludo menos oleoso. Para alcançar esses efeitos altamente desejáveis, use também a urtiga externamente como máscara, champô ou loção.

Disponível em abundância na nossa região, barato e dotado de muitos benefícios, a urtiga é definitivamente um superalimento para testar sem demora. Vendido comercialmente na forma de cápsulas, pó ou cosméticos, também pode ser colhido fresco. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados: leve um bom par de luvas e, acima de tudo, colha as suas urtigas em local limpo e livre de poluição. Em particular, evite apanhar as da beira de estradas ou campos.

 

 Informação: Jardiland


 
 

Bolo de urtigas

 

Ingredientes:


  • 5 ovos
  • 2 chávenas de folhas de urtiga
  • 1 e 1/2 chávena de açúcar
  • 1/2 chávena de óleo de girassol
  • 1 laranja (sumo e raspa)
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher (sopa) de fermento

 

Preparação:

 
Coloque as urtigas em água durante cerca de 1h. Após esse tempo, corte as folhas e reserve-as.

Coloque no liquidificador as gemas, óleo, açúcar, folhas de urtiga, sumo e raspa de laranja. Bata bem até obter uma mistura homogénea.
Verta o preparado anterior numa taça e envolva, alternadamente, as claras em castelo e a farinha peneirada, juntamente com o fermento. 
Deite a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180⁰, durante cerca de 35 minutos (verifique com um palito).


NOTA: pode substituir as urtigas por espinafres, caso não arranje ou prefira.

4 comentários:

  1. Já fiz sopa e esparregado de urtigas, mas bolo nunca experimentei! Deve ficar delicioso.

    ResponderEliminar
  2. O QUÊ?????????? BOLO DE URTIGAS????????????? Ai jesus,,,lol

    Mais a sério: Não conhecia, nunca ouvi falar em bolo de urtigas. Agora que li e vendo os benefícios para a saúde que traz, acredito que seja muito bom. Quem diria?!. Estou mesmo estarrecido.
    Gostei muito do blogue. Fiquei seguidor através de link no meu pensamentos.
    Voltarei
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!
    Passei para desejar um fim-de-semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  4. Acabei de chegar aqui... atraves da Nossa Tarde...18 de Maio 2021
    Fiquei fã

    ResponderEliminar

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)