Tarte de requeijão

 



Requeijão

 

O que é?

Branco como a neve, macio e com um sabor suave, mas bem característico, o requeijão é sem dúvida um dos derivados do leite que nos últimos anos tem ganho muitos adeptos.
Embora seja conhecido desde a Idade Média, passou despercebido durante muito tempo. Actualmente o requeijão conquistou maior importância na nossa alimentação, não só porque do ponto de vista nutricional se pode considerar um alimento interessante, como também porque gradualmente nos fomos habituando a gostar dele simples ou combinado com outros ingredientes; como saladas, massas, ervas aromáticas, especiarias, nozes, mel ou os irresistíveis doces de abóbora, entre outros que a imaginação e o gosto nos ditar.
Tal como queijo, o requeijão é um derivado do leite. Pode ser obtido a partir de leite de vaca, de cabra ou de ovelha, ou de uma mistura de leites, e resulta da coagulação do soro de leite por acção do calor. Os grumos que se formam são coados e comprimidos para libertarem o restante soro e colocados em cestos que facilitam também o escoamento do mesmo. Obtém-se assim uma massa branca, cremosa e ligeiramente granulosa, rica em proteínas, vitaminas e minerais e com alguma gordura, embora já existam disponíveis no mercado requeijões com baixo teor de gordura ou praticamente isentos de gordura. Para aqueles que têm intolerância à lactose, um açúcar presente nalguns produtos lácteos, o requeijão é uma opção excelente, porque com a libertação do soro este produto, torna-se adequado ao consumo de quem é intolerante.
Nalgumas zonas no nosso País, a produção de requeijão é tradicional e ainda hoje se utilizam técnicas de fabrico artesanais, muito semelhantes às usadas na Idade Média, embora, hoje em dia, as normas de higiene e segurança alimentar no seu fabrico sejam bastante rigorosas e o próprio embalamento muito mais cuidado. Como o requeijão é um produto fresco cujo prazo de validade é curto, quando o adquirir verifique sempre a data de validade e não se esqueça de o conservar sempre no frigorifico. Se apresentar uma cor amarelada ou odor a “azedo”, rejeite-o.

 

Informação: Vaqueiro

 

Requeijão

 

Tarte de requeijão

 

Ingredientes:

  • 250g de requeijão
  • 5 ovos
  • 200g de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 100g de farinha sem fermento (usei T55)
  • 1 colher (sopa) de açúcar baunilhado ou 1 colher (chá) de extrato baunilha (opcional)
  • raspa de meio limão 
  • açúcar em pó q.b.

 

Preparação:

 

Ligue o forno a180ºC.
Ponha a manteiga numa taça para que amoleça. Se não o conseguir leve ao microondas 10 seg.
Forre o fundo de uma forma com papel vegetal, e unte as laterais com manteiga (usei forma de 20cm, com fundo amovível). 

Coloque o requeijão, escorrido, num prato e esmague-o bem com um garfo. Reserve.
Na taça da batedeira junte os ovos, o açúcar e bata bem até obter um creme esbranquiçado. Adicione a manteiga, a raspa de limão, e bata até misturar. Junte o requeijão e bata até que este fique bem incorporarado.
Acrescente a farinha, com a batedeira no mínimo, e bata só para envolver. Desligue a batedeira e acabe de misturar, com uma espátula.

Verta a massa na forma que preparou.
Leve ao forno por uns 35 a 40 minutos (após 30 min. vá verificando com ajuda de um palito).
Depois de cozida retire do forno e deixe arrefecer uns 10 minutos em cima de uma grade. Desenforme para cima da grade e deixe arrefecer completamente, antes de a colocar no prato de servir. 

Depois da tarte estar bem fria, polvilhe-a com de açúcar em pó.

 


 

Comentários

  1. Que delícia!
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário