segunda-feira, 18 de julho de 2022

Bolo de ameixa e lavanda



 

"Ameixas, ame-as ou deixe-as"

 
O vasto número de espécies de ameixa terá diferentes origens. Pensa-se que a ameixa europeia tenha sido descoberta há cerca de dois mil anos atrás, sendo originária da área próxima do Mar Cáspio.

Já na época Romana, existiam mais de 300 variedades de ameixas europeias. Estas cruzaram o Oceano Atlântico com os peregrinos, que as levaram para os Estados Unidos no século XVII.

As ameixas pertencem ao género Prunus e são da família do pêssego e da nectarina. São consideradas drupas, frutos carnudos de caroço duro, o qual contém as sementes. A ameixa pode ter uma cor púrpura, vermelha, azul-escura, verde, amarela ou âmbar. Além de ser consumida fresca, também se consome seca, em conserva, sendo também comum em alguns pratos de doçaria tradicional.

A ameixa fresca tem quase 90% de água e um baixo valor calórico, fornecendo cerca de 40 kcal/100g. É rica em nutrientes reguladores como vitaminas e minerais e ainda em fibra.

 

Vantagens e desvantagens

A ameixa tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e , que poderá ser benéfico no caso de e hipertensão arterial ou em caso de perdas excessivas de , como durante a utilização de diuréticos. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de é restrito.
Este mesmo mineral desempenha um papel importante na regulação da , no equilíbrio dos fluidos do corpo e na contração muscular.

está presente em variadas reações químicas no nosso organismo, funcionando como co-enzima. É necessária na metabolização das proteínas,  e ácidos nucleicos.

Os carotenos são transformados em depois de absorvidos pelo organismo. A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela receção da luz na retina. Além disso, é importante para uma pele saudável, para um crescimento saudável, para o desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

A tem uma importante ação antioxidante. Evita a oxidação e protege a integridade de diversos componentes celulares, nomeadamente das lipoproteínas que transportam o no sangue e ajudam, assim, a prevenir problemas cardiovasculares.

A ameixa seca é amplamente conhecida como promotora do bom funcionamento intestinal, graças ao seu alto teor de fibra insolúvel que facilita a absorção de água ao nível do intestino.

Como comprar e conservar

Se desejas comprar ameixas que estão maduras e prontas para consumir, escolhe aquelas que resistem a pequenas pressões mas que se apresentam ligeiramente macias ao toque. Se preferes ameixas para amadurecerem em casa evita aquelas que se apresentem demasiado duras, uma vez que, devido à sua imaturidade, não desenvolverão bom gosto nem textura.

As ameixas que ainda não amadureceram podem ser conservadas à temperatura ambiente. Uma vez que este fruto amadurece rapidamente, verifica o seu estado um ou dois dias após a compra, de forma a garantir que não amadureceram demais. Uma vez maduras, as ameixas podem ser conservadas no frigorífico durante alguns dias.

 
Informação: Nestlé

 

 


 

Bolo de ameixa e lavanda

 

Ingredientes:


  • 3 ameixas médias, cortadas em 8 (cada)
  • 3/4 chávena (chá) de açúcar - para o caramelo
  • 2 colheres (sopa) de água - para o caramelo
  • 1 e 1/2 chávena (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de flores de lavanda secas
  • Raspa de limão
  • 200g de manteiga, derretida
  • 2 ovos
  • 3/4 chávena (chá) de leite
  • 2 chávenas (chá) de farinha com fermento


Preparação:

PASSO 1
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma de bolo de 20 cm e forre com papel vegetal. Forre o fundo da forma com círculos concêntricos de fatias de ameixa.

PASSO 2
Numa caçarola, misture ¾ chávena de açúcar com 2 colheres de sopa de água em fogo médio-alto. Cozinhe, até formar um caramelo âmbar, 5-6 minutos. Verta em cima das fatias de pêssego, formando uma camada uniforme.

PASSO 3
Numa taça grande, bata 1 ½ Chávenas de açúcar restante com a manteiga até ficar homogéneo. Adicione os ovos e bata até incorporar, seguido do leite e raspas de limão. 

PASSO 4
Adicione os ingredientes restantes à tigela e envolva até incorporar, em seguida, despeje sobre as ameixas cobertas de caramelo. Asse até que o topo esteja dourado e um palito inserido no centro saia limpo, 60-70 minutos.

PASSO 5
Deixe esfriar por 10 minutos e, em seguida, passe uma faca ao longo das bordas do bolo. Coloque um prato sobre a forma e inverta, descartando o papel vegetal. Deixe esfriar um pouco antes de servir.

 

 


A receita e vídeo, em inglês, no site www.thefeedfeed.com.

Lavender Plum Upside Down Cake


Recipe

Nonstick cooking spray, for greasing
3 medium plums, pitted and sliced into 8 wedges
2 1/ 4 cups granulated sugar, divided
2 sticks unsalted butter, melted
2 eggs
3/ 4 cup whole milk
1 lemon, zested (2 teaspoons)
2 cups all-purpose flour
2 teaspoons dried lavender flowers, ground
2 teaspoons kosher salt
1/ 2 teaspoon baking soda
1/ 2 teaspoon baking powder
 

METHOD

STEP 1
Preheat oven to 350°F. Grease a high sided 8-inch cake pan with cooking spray and line with parchment. Line the bottom of the pan with a concentric circles of plum slices then arrange the remaining in the center.
 

STEP 2
In a medium saucepan, combine ¾ cup sugar with 2 tablespoons water over medium-high heat. Cook, shaking the pan if needed, until an amber caramel forms, 5-6 minutes. Immediately pour over peaches in an even layer.
 

STEP 3
In a large bowl, whisk remaining 1½ cups sugar with butter until smooth. Add eggs and whisk until incorporated, followed by milk and lemon zest.
 

STEP 4
Add remaining ingredients to bowl and fold until just incorporated, then pour over the caramel-coated peaches. Bake until the top is golden and a toothpick inserted into the center comes out clean, 60-70 minutes.
 

STEP 5
Let cool 10 minutes, then run a paring knife along the edges of the cake. Place a plate over the cake pan and invert, discarding parchment paper. Let cool slightly, then serve warm.

3 comentários:

  1. Aspeto delicioso que me deixou a salivar de gulosice.
    .
    Saudações poéticas
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar