sábado, 28 de dezembro de 2013

Aveludado de Cogumelos, Castanhas e Abóbora




A sopa é um importante elemento da gastronomia. Os ingredientes da sopa são tão variados quanto as mais diversas culinárias, podendo incluir hortaliças (batata, cebola, couve, cenoura), farinhas ou féculas, gorduras vegetais ou animais, carnes ou peixes e mariscos.

Os nutricionistas aconselham a ingestão diária de sopa para um regime alimentar equilibrado. A maior parte das sopas é de baixo custo, de confecção simples e de digestão fácil, contendo vitaminas e hidratos de carbono. A ingestão de sopa auxilia nos regimes alimentares de controlo de peso e é uma forma fácil de assegurar que crianças pequenas e idosos ingiram produtos hortícolas e água.

in, http://pt.wikipedia.org/wiki/Sopa





Desde que se inventou a electricidade há sempre revoluções tecnológicas a acontecer nas cozinhas.

Adepta, que sou, das máquinas não podia deixar de experimentar os maravilhosos robots de cozinha.
Ainda refilei acerca da bimby... pois não me convenceu logo. A Yammi muito menos!


Eu sou assim... de amores à primeira vista :D


A minha amiga Deolinda, representante da Mycook, veio cá a casa fazer-me uma demonstração deste robot de cozinha e eu fiquei imediatamente rendida!

Obviamente não cozinho tudo (embora pudesse) na Mycook, mas garanto-vos que é uma excelente ajudante e eu já não a dispenso!


Aveludado de Cogumelos, Castanhas e Abóbora

Ingredientes:

  • 300g de cogumelos (utilizei cogumelos marron)
  • 300g de castanhas 
  • 250g de abóbora
  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • água q.b.
  • 50g de azeite
  • Sal q.b.
Salteado de cogumelos:
  • 50g de cogumelos
  • azeite
  • tomilho

Preparação:

na Mycook

Coloque no jarro da Mycook a água (1kg) e uma pitada de sal.
Golpeie as castanhas e deita-as no cesto.
Encaixe o cesto no jarro e programe - 40 minutos - 120º - velocidade 3.
Assim que estiverem prontas, retire o cesto, deixe arrefecer um pouco e descasque as castanhas.

Ponha o azeite, a cebola e o alho no jarro. Programe 1 minuto, 120º, velocidade 2. Adicione os cogumelos laminados com uma pitada de sal. Refogue, 4 minutos, 120º, velocidade 2. Junte a abóbora e as castanhas e programe 10 minutos, 120º, velocidade 2.

Junte água, até cobrir e programe 5 minutos, 120º, velocidade 2. Triture, com o turbo,  até obter um puré aveludado.
Sirva quente, decorado com os cogumelos salteados num fio de azeite e um pouco de tomilho.



Tradicional

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Golpeie as castanhas e distribua-as num tabuleiro de ir ao forno. Salpique-as de sal e leve a assar durante 30 minutos. Assim que estiverem prontas, retire-as do forno, deixe arrefecer um pouco e depois descasque. Reserve.

Faça um refogado com a cebola, alho e azeite. Junte os cogumelos (reserve alguns para decorar, se preferir) ao refogado e de seguida as castanhas e a abóbora. Deixe cozinhar até os cogumelos e a abóbora libertarem o seu próprio líquido. Aos poucos, vá acrescentando água, até que tudo esteja cozido e pronto a triturar. Rale tudo com uma varinha mágica, até obter um puré aveludado.
Sirva quente, decorado com os cogumelos salteados num fio de azeite e um pouco de tomilho.


6 comentários:

  1. Humm parece-me que esta sopa podia fazer sucesso lá em casa. Somos fãs de cogumelos e de castanhas nem se fala (assa-se um assador sempre que se acende a lareira). Vou sem dúvida experimentar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou nova por aqui (criei agora o blog (http://cremedeavelas.blogspot.pt)e vim seguir este blog porque tem sugestões e pratos com uma aparência inimaginável... Esses aparelhos estão na moda, finalmente começa a concorrência. Assim pode haver robots de cozinha com um preço aceitável... A sopa parece mesmo boa, eu tenho sempre na cabeça sopas cremosas de cogumelo, tem sempre um aspeto!...

    ResponderExcluir
  3. Olha! Fiz um creme muito parecido anteontem! A mistura resulta muito bem, embora eu tenha usado quantidades diferentes.

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa, somos todos adeptos da sopa! Apesar de morarmos no nordeste do Brasil-região muito quente, mas, felizmente, temos a brisa do mar!Esse prato está bem apetitoso e o sabor da Castanha portuguesa deve tê-lo deixado especial! Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Que sopinha fantástica, adorei!
    Bjs, Susana

    ResponderExcluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)