sexta-feira, 27 de março de 2015

Bolo de kefir, açúcar-de-cana, arandos e bagas goji



Açúcar e açúcar!

Somos "invadidos" diariamente com informação acerca do que devemos e não devemos comer. Sem conhecimento científico, que nos permita ter certezas, lá nos vamos guiando pelo bom-senso.

Pelo que tenho lido - corrijam-me se estiver errada - o açúcar refinado tornou-se num dos vilões mais temidos. Tantos especialistas na matéria a mandarem-nos fugir a sete pés, daquele que é um dos meus ingredientes favoritos... 

No entanto, também pelo que li, parece que nem tudo está perdido! Temos algumas alternativas, que parecem ser "bem aceites"(?).

É o caso do açúcar mascavado de cana, que possui as seguintes características e propriedades:

Açúcar obtido a partir da primeira cristalização dos sucos cristalizados da cana do açúcar. O açúcar mascavado de cana é um açúcar cor de mel, de cristais médios a grandes, com extraordinário sabor adoçado, que quando consumido em quantidade adequada contribui para uma alimentação mais equilibrada.

Por não ser refinado mantêm grande parte do melaço de cana, pelo que apresenta melhores características nutricionais que o açúcar comum, nomeadamente em minerais.

Informação daqui: www.atuadespensa.pt

 




Tento não ser extremista nas decisões de consumo, mas a verdade é que gosto de comer bem! E quando digo bem, refiro-me à boa confecção dos alimentos, mas também à qualidade dos mesmos.

Bem sei que vou cometendo os meus excessos (vocês sabem... vêm as fotos), mas depois tenho a preocupação de compensar com alternativas menos calóricas e mais saudáveis.
Mas nem sempre é fácil encontrar os produtos certos, muito menos, todos reunidos numa única loja! E confesso-vos que nem sempre tenho paciência (tempo nem se fala) para sair às compras.
Por isso fiquei tão contente quando descobri a loja online A Tua Despensa. Registei-me - o processo é muito simples - e rapidamente percorri este supermercado onlineComo é hábito nas mulheres (perdoem-nos esta falha) fiquei logo entusiasmada com os descontos. :) Nesta loja podemos encontrar produtos alimentares, produtos de limpeza para o lar, artigos de higiene pessoal e parafarmácia, puericultura e ainda produtos para animais (A Mimi e a Dita agradecem).

Os preços praticados são os mesmos para todo o território nacional. A compra é segura e os produtos vêm muito bem acondicionadas. Se estou satisfeita? Sim, a minha satisfação é total!

Fiquei muito contente por encontrar este açúcar que tanto queria experimentar, por ter à disposição os chás que costumo ter que ir a 2 ou 3 sítios diferentes para comprar e ainda trouxe no "cesto" algumas coisas que a minha filha não dispensa ao pequeno almoço. O processo todo foi tão rápido que fiquei fã! Em poucos minutos comprei, finalizei a encomenda e escolhi o método de pagamento. E não tardou muito a confirmação da compra. Recebi um email com um código, através do qual foi possível acompanhar o estado da encomenda. Em 24 horas tinha em minha casa tudo o que pedi.

Ah! Tudo o que pedi e ainda um "miminho" de oferta! As deliciosas bolachas digestivas de aveia.








E então o que vos trago hoje?
Trago-vos uma receita fácil para adoçar o dia! Um delicioso bolo, ideal para acompanhar um café, ou chá.

OBS.: O copo de medida é um recipiente de iogurte.

Ingredientes:

Preparação:

1. Bata bem os ovos, juntamente com o açúcar-de-cana.
2. Sem parar de bater, adicione o óleo, o sumo de laranja e o kefir (ou iogurte).
3. Sem bater, misture delicadamente a farinha peneirada com o fermento.
4. Envolva na massa as bagas e os arandos. (De modo a que os frutos não fiquem depositados no fundo do recipiente, nem todos juntos)
5. Despeje a massa na forma, untada previamente, e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos. Certifique-se o bolo está pronto (verifique com um palito, até este sair seco) e desenforme depois de morno.
6. Depois de frio, polvilhe com açúcar em pó.



5 comentários:

  1. Chegamos a um ponto tal que já fica difícil saber o que é que faz bem... Acima de tudo, é como dizes, há que ter bom censo e não nos deixarmos levar pelas euforias e modas :)
    Que belas compras, de encher o olho!
    O bolo ficou lindo e muito apetitoso, vou levar a receita comigo, um destes dias experimento!
    Beijinhos e bom fim-de-semana!
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.
      Obrigada ;-)
      Beijinhos e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Uau, estás abastecida :D
    As opiniões de açúcar são cada vez piores... e no geral até englobam muitas formas de açúcar, mesmo mascavado, de cana, mel... Claro que há opções mais saudáveis um bocado, há meios termos, como em tudo :)
    Esse bolo está lindo! Achei o título engraçado, nota-se que andaste a divertir-te com os novos ingredientes :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que rico abastecimento! Como podia não estar feliz e a divertir-me? ;-)
      Concordo contigo, há um meio termo para esta questão do açúcar.

      Obrigada e bom fim de semana :-*

      Excluir
    2. E que rico abastecimento! Como podia não estar feliz e a divertir-me? ;-)
      Concordo contigo, há um meio termo para esta questão do açúcar.

      Obrigada e bom fim de semana :-*

      Excluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)