sexta-feira, 12 de abril de 2019

Pudim em 20 minutos


3 ondinhas?!

Vá, aceitem...

Pudim de leite condensado


Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite (medida lata anterior)
  • 1 colher sopa de amido de milho (farinha tipo maizena)
  • 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha

para o caramelo:
  • 150g açúcar
  • 60ml água

 

Preparação: 

 

Caramelo: levar ao lume, num tacho ou caçarola, o açúcar e a água (sem mexer). Deixar ferver até que adquira um tom dourado. Cuidado para não deixar queimar. Verter o caramelo numa forma de pudim e rodar para que a mesma fique toda barrada (use um pano ou luvas para não se queimar).

Meter no liquidificador os ingredientes, pela seguinte ordem: ovos, leite condensado, leite, aroma de baunilha e amido de milho.
Bater durante 2 minutos até homogeneizar tudo.

Verter o líquido do pudim dentro da forma caramelizada e fechar bem com a tampa (se não tiver isole com folha de alumínio). Colocar a forma dentro da panela de pressão*, onde já deitou 250 ml de água, fechar bem e levar ao lume 20 minutos.

Depois de despressurizar a panela retire a forma e mantenha-a fechada até arrefecer. Depois de frio coloque a forma no frigorífico umas horas antes de desenformar o pudim (o meu esteve 3 ou 4 horas no frio).

*cozi o meu na Moulinex Cookeo



4 comentários:

  1. É uma delícia!
    Sempre faço.
    Bom fim de semana.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, Olívia, faço um igual sem farinha que fica igualmente bom. Um truque para não ficar com "olhos" (aqueles buraquinhos detestáveis em pudins) é aquecer bem o leite antes de o juntar à mistura dos ovos e do leite condensado. Quando tenho sobras de claras, uso-as, e em vez dos ovos inteiros coloco 6 ou 7 claras; também resulta lindamente. Parabéns pelo blogue!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm, que dicas interessantes! Vou ter que experimentar.
      Obrigada e bom fim de semana

      Excluir

Gosto de o/a ter por cá! Não vá embora sem deixar o seu comentário ;)